Na manhã de hoje, dia 20 de janeiro de 2016 foi um dia histórico de luta para os Universitários e Estudantes do Município de Canindé de São Francisco, que estão na luta pela manutenção dos ônibus que levam mais de 400 universitários e estudantes para diversas instituições de ensino superior e Nível Técnico.
Há mais de 10 anos o Município de Canindé de São Francisco implantava a cultura de disponibilizar os ônibus para universitários e estudantes de Nível Técnico que estudavam em diversos município, como por exemplo, Paulo Afonso, Paripiranga, Delmiro Gouveia, Piranhas, Pão de Açúcar, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória. Mas neste ano de 2016 foram retirado todos os ônibus, onde já tem universitários e estudantes de Nível Técnico que estão perdendo aulas desde segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2016.
Antes da Caminhada, os universitários e estudantes fizeram algumas falas em frente à Câmara de Vereadores, onde pediu o apoio e o comprometimento dos legisladores para que essa situação seja resolvida, falou da importância de ser aprovada na Câmara de vereadores uma Lei Municipal que regulamente a utilização dos ônibus, os famosos "amarelinhos" para o ensino superior e técnico.
Os universitários foram até o Gabinete do Prefeito, mas chegando lá, o Prefeito Heleno Silva não se encontrava, os universitários e estudantes mesmo sem a presença do Prefeito, externou as dificuldades encontradas pela falta da retirada dos transportes.
Logo em seguida, os Universitários e Estudantes foram até a Secretaria de Educação, onde a Diretoria da ASSEUC- Associação dos Universitários Estudantes do Município de Canindé de São Francisco e mais um representante por instituição foi recebido pela Secretária de Educação, D. Eliane de Moura Moraes, mesmo passado a situação, a Secretaria informou que não está com esta pasta dos transportes, mas que já passou a situação para o prefeito Heleno Silva, a mesma conseguiu falar por telefone com o Prefeito Heleno Silva, onde o mesmo marcou uma reunião para a próxima terça-feira, dia 26 de janeiro de 2016, às 09 horas da manhã na secretaria de Educação.
A Luta não parava por ai, os Universitários e Estudantes percorreram ruas e avenidas do Município de Canindé de São Francisco, onde foi passado para a população a retirada dos ônibus, onde, não apenas universitários e estudantes estão passando por uma situação difícil, e sim mais de 450 famílias.
A manhã de luta terminou na Sessão Extraordinária que aconteceu na Câmara de vereadores, onde os vereadores se comprometeram em atuar de forma efetiva na resolução da manutenção dos ônibus.
"Foi um divisor de águas para os universitários, mostramos a nossa força, mais a luta não para por aqui, o prefeito Heleno Silva tem priorizar a educação, a manutenção dos ônibus não é um gasto, e sim um investimento na educação de centenas de famílias" declara o Presidente da ASSEUC - Associação dos Universitários Estudantes do Município de Canindé de São Francisco, Sergipe.
A categoria dos Universitários e Estudantes já tem uma data marcada para a próxima Assembleia, que será no dia 24 de janeiro (domingo), às 15h00min no Centro Comunitário São Vicente de Paulo.
18 de janeiro de 2018.. Oi?kk
ResponderExcluirEstao perdendo aula desde essa data?
Isso que é pensar no futuro, já estao prevendo o futuro!
Oh cara, foi só um erro de digitação, menos aew falou?
ResponderExcluir