sábado, 17 de janeiro de 2015

Estudantes de Canindé debatem criação de associação para todos

Depois da criação de Associação dos Universitários Bolsistas de Canindé, idealizada pelos estudantes do município que estudam na Universidade Federal de Sergipe – UFS, Jovens discentes canindeenses frequentadores das universidades nos municípios de Delmiro Gouveia (AL), Monte Alegre de Sergipe (SE), Nossa Senhora da Glória (SE), Pão de Açúcar (AL), Paripiranga (BA) e Paulo Afonso (BA), iniciaram um debate sobre a criação de uma associação ampla, que abranja todos os Universitários do município e não somente os bolsistas.
Nos últimos meses a pauta da comunidade acadêmica de Canindé tem sido a questão do transporte, a administração municipal tem assinalado o corte dos ônibus por conta da situação financeira do município. Em uma conversa sobre o transporte e outras demandas dos estudantes, que ocorreu no dia 16 de dezembro de 2014 no auditório do Ministério Público em Canindé, eles decidiram criar uma associação para facilitar o debate de suas pautas junto ao poder público. Os estudantes foram pesquisar experiências bem sucedidas de associação universitárias em Sergipe, como no caso de Itabaiana.
Para os estudantes, não só o município deve ajudar, mas os próprios discentes podem contribuir com projetos sociais desenvolvidos por eles nas áreas do conhecimento de cada um. Para Gladson da silva, estudante de Educação Física. “A Associação já nasce importante, não só para nós, mas também para as gerações futuras”, explicou. Segundo Joelma Oliveira, estudante de enfermagem. “Canindé é uma cidade do interior que a juventude tem sede de conhecimento e para ter acesso a academia, o transporte é o primeiro passo para varias outras conquistas”, falou.
Os estudantes estiveram reunidos na sede da Associação Nossa senhora da Conceição, onde funciona a Rádio Comunitária Amanhecer FM, na segunda feira (12), no período da tarde, para debater os detalhes da criação da associação.
Por Bruno Balbino
Fonte: http://www.fmamanhecer.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário